Dar leite para o gato faz mal

Em filmes, novelas e comerciais, é possível ver gatos bebendo leite. Sejam filhotes ou adultos, a cena já foi vista por várias vezes. Parece algo saudável, certo? Errado, infelizmente!

foto

Nas primeiras semanas de vida, o leite é imprescindível para os gatos. Porém, só o leite materno.

O leite de vaca – principalmente o pasteurizado, venndido em supermercados – contém lactose, que é um açúcar ao qual muitos gatos são intolerantes. Além disso, ele contém poucas proteínas e gorduras de que o gato precisa. Fora isso, a maioria dos gatos é intolerante à lactose. Consequentemente, a ingestão de leite pode provocar indisposições intestinais nesses felinos.

Por causa da lactose, e das poucas concentrações de gordura e proteína, filhotes de gato que ingerem leite podem ter diarreia, flatulências e até desnutrição severa. Por isso, os filhotes podem ter o crescimento prejudicado, desenvolver problemas de saúde ou até morrerem.

Gatos adultos que ingerem leite podem ter diarreia. Isso se deve ao fato de que eles produzem em pouca quantidade uma enzima que digere a lactose. Por isso, dependendo da quantidade de leite ingerido, os gatos podem ter diarreia ou problemas mais graves.

Caso o gato seja muito filhote e precise de leite mas não tenha disponível o da mãe, o ideal é dar a ele os chamados sucedâneos do leite, que são industrializados e dão os nutrientes necessários ao filhote. A partir da segunda semana de vida, eles já podem comer pequenas quantidades de papinhas feitas com ração para filhote.

Gatos adultos já podem ingerir ração normalmente, para terem uma alimentação adequada para estes animais.

2 comentários

  1. Nossa eu achei faz um 6 anos um gato abandonado e acostumei a dar leite pra ela é nunca fez mal .Até por sinal dr eu não ser o leite pra ela,ela fica miando na porta da geladeira pra mim dar .tive do dela achei ela castrada e muito doente hoje ta bem gorda e forte.

    Curtir

Deixe um comentário