Música e poesia diminuem dor de pacientes com câncer

Os tratamentos de pessoas que têm câncer causam não só muitas vezes a queda dos cabelos, mas principalmente cansaço, dor e sofrimento.

Porém, terapias complementares, quando realizadas junto ao tratamento convencional, proporcionam sensação de bem-estar aos pacientes.

Escrito por pesquisadores da Universidade Federal do Maranhão e publicado no Journal of Palliative Medicine em julho deste ano, o artigo Avaliação dos efeitos da música e da poesia na redução de dor oncológica: um teste clínico randomizado selecionou 75 pacientes com mais de 18 anos, com câncer e que apresentavam dor mesmo mediante tratamento com analgésicos.

O estudo buscava compreender qual seria o impacto da música e da poesia – enquanto terapias alternativas – para diminuir o sofrimento destes pacientes.

Durante três dias, os pacientes ouviam, em um aparelho de MP3, músicas instrumentais e poesias com a temática de saúde, doença, vida, morte, amor, felicidade e sofrimento. A música proporcionou alívio das sensações de dor.

Para os pesquisadores, isso foi possível pois a música tira do paciente o foco da dor e estimula a produção de imagens mentais positivas. Por isso, as pessoas passam a relaxar. Além disso, a música estimula a produção de endorfinas, substâncias relacionadas às sensações de conforto, bem-estar e alegria.

Além de diminuir a dor dos pacientes, o ritmo e a cadência da poesia fez com que a esperança aumentasse nos pacientes pesquisados. Sentimentos dos pacientes estavam presentes nas poesias, o que lhes trouxe também conexão, fazendo com que eles sentissem que os conflitos fossem resolvidos. Agonia e tristeza passaram enquanto os pacientes ouviam poemas. Por conta desses resultados, o estudo sugeriu que pacientes que ouvem músicas ou leem poesias tenham mais tolerância a dor e a outros sintomas.

Deixe um comentário