Fenômeno da superlua acontece no dia 14

Olhar para o céu à noite já é gostoso. Imagina com a lua maior? No dia 14 de novembro, a lua cheia será, na verdade, uma superlua.

foto

Superlua não é o nome específico, mas corresponde ao período em que a lua – cheia ou nova – fica mais próxima da Terra: o perigeu.

O perigeu ocorre todos os anos. Porém, na superlua, sua aparência fica bem maior do que realmente é. O disco lunar fica com uma aparência maior do que realmente é. Por isso, nós a enxergamos em um tamanho bem maior.

A coincidência entre perigeu e iluminação total do disco lunar não acontece com frequência. A última vez que a lua ficou tão próxima da Terra foi há 104 anos.

Às 11h52, pelo horário de Brasília, 100% do disco lunar estará iluminado (fase cheia). O perigeu será às 12h21, quando a lua terá 99,98% do seu disco iluminado.

Mesmo assim, será possível ver a superlua no brasil, antes do nascer do sol e também após ele se por. No anoitecer de 14 de novembro, a lua já estará mais alta no céu, mas ainda será possível vê-la em um tamanho maior que o normal.

Além de uma lua maior, será possível ver algumas crateras provocadas pelo impacto de meteoritos e de atividades vulcânicas que ocorreram há bilhões de anos.

Com informações do Climatempo e da BBC Brasil.

Deixe um comentário