Veja 09 árvores frutíferas para plantar em vasos

Ter plantas em casa traz sempre um clima mais agradável, promovendo uma sensação de relaxamento e bem-estar. Estudos comprovam que a presença de plantas remove resíduos poluentes, reduz o estresse e até diminui dores de cabeça. Além destes benefícios, plantar árvores frutíferas em casa faz com que nós consumemos frutas frescas e menos agrotóxicos.

Se você quer ter árvores frutíferas mas tem pouco espaço, saiba que algumas árvores frutíferas podem ser plantadas em vasos. Veja 09 opções de árvores frutíferas que podem ser plantadas em vasos e aproveite!

Acerola

01-acerola
Esta poderosa frutinha, que tem 100 vezes mais vitamina C que o limão e a laranja, precisa de muito sol, mas não de muita água. A rega pode ser feita duas vezes por semana. Encharcar a terra é prejudicial para esta planta. A poda é essencial para melhorar a ventilação da planta.

 

 

Amora

02-amora

Uma das frutas vermelhas mais apreciadas no mundo, a amora auxilia na perda de peso e ajuda a prevenir o câncer. Em vasos, só se deve regar a amoreira quando perceber que seu solo está seco. Ela não precisa de sol direto durante o dia todo. Porém, seus galhos crescem em busca do sol e podem atingir até 4 metros de comprimento.

Jabuticaba

03-jabuticabaA jabuticabeira precisa de regas diárias, bastante luz e pouco vento. Quanto mais regas a planta receber, mais jabuticabas saborosas a árvore dará. O tronco coberto de flores significa que a colheita de futas será generosa. Recebendo os devidos cuidados, a jabuticabeira pode florescer até quatro vezes por ano. O consumo da casca da jabuticaba ajuda na elasticidade da pele, na redução do colesterol ruim, na memória, estabiliza as taxas de açúcar no sangue, entre outros benefícios. O ferro contido na polpa ajuda a combater a anemia, por exemplo.

Laranja

04-laranja

Já famosa por ser rica em vitamina C, a laranja – que contém também vitaminas A, B e E e minerais como ferro, zinco e magnésio – precisa de muito sol: ao menos seis horas diárias. Nas épocas mais secas do ano, duas regas semanais bastam. Em épocas mais chuvosas, a rega pode ser feita uma vez por semana.

Laranjinha Kinkan

05-laranjinha-kinkanSolo úmido não combina com a árvore desta fruta. Entre uma rega e outra, é preciso que a terra esteja seca. Ela precisa de muitas horas diárias de sol. Suas flores são muito cheirosas e seus frutos aparecem durante boa parte do ano: entre o fim do verão e a primavera.

 

 


Limão siciliano

06-limao-siciliano

Algumas horas de sol por dia bastam. Pouca água também: regas devem ser feias duas a três vezes por semana. Um limão siciliano tem 88% da dose diária de vitamina C de que o ser humano precisa.

Pêssego

07-pessegueiroComo a maioria das árvores frutíferas, o pessegueiro necessita de ao menos quatro horas de sol por dia. As regas devem ser constantes – mas não exageradas -, feitas três vezes por semana, principalmente em épocas de estiagem. Essa fruta ajuda a prevenir a obesidade, pois ajuda no funcionamento do intestino e proporciona por mais tempo uma sensação de saciedade.

 

 

Pitanga

10-pitanga

Terra úmida, regas diárias, muito sol e pouco vento. Além desses cuidados, para plantar a pitangueira em vasos, é necessário acrescentar areia para tornar o substrato mais drenante e acumular pouca água. É comum que os frutos apareçam na primavera.

Romã

09-roma

A romãzeira é resistente a variações de temperatura e tolera as podas. É preciso bastante luminosidade para esta árvore. As regas bastam se forem feitas duas a três vezes por semana. Entre uma rega e outra, a terra precisa estar seca. Regas diárias devem ser  feitas em épocas secas.

 

 

Cuidados com as árvores
Vale se atentar a estes três aspectos para que as árvores fiquem mais bonitas e saudáveis:

Adubação

Árvores frutíferas cultivadas em vasos precisam de adubação mensal. Isso é fundamental não só para fornecer nutrientes às árvores, mas também para melhorar a textura do solo. Farinha de osso ou de cascas de ovos e húmus de minhoca são boas opções de adubos orgânicos.

Insetos

Pulverizar as árvores com óleo de neem ajuda a protegê-las dos insetos. Esse óleo é um produto orgânico, e é encontrado em lojas de jardinagem, petshops, e grandes lojas de materiais de construção. Ao contrário dos agrotóxicos, o óleo de neem não oferece riscos às plantas.

Vasos

Plástico, resina, cimento, barro e cerâmica vietnamita são os materiais mais comuns usados na fabricação de vasos. Eles apresentam diferenças em relação à absorção da água das regas. Se você mora em apartamento, vale a pena consultar um paisagista. Ele te indicará os vasos ideais.

Deixe um comentário